segunda-feira, 25 de maio de 2015

A paciência acabou!

O Flamengo iniciou a temporada 2015 sob os olhares esperançosos de seus torcedores e da crítica especializada. Apontado como um dos times que brigariam na parte de cima da tabela do Brasileirão, a equipe comandada por Luxemburgo fracassou no 1º semestre – já próximo do fim. Com atuações risíveis e com flagrante queda de rendimento ao longo dos meses, o Flamengo sequer chegou à final do Campeonato Carioca e, mais uma vez, começa a principal competição nacional na zona de rebaixamento, tendo que remar contra a maré. Até quando?

Contratado para salvar o Flamengo da degola em 2014, Luxemburgo teve a oportunidade de começar um trabalho inteiro este ano, escolhendo jogadores e moldando o time de acordo com suas convicções. Surpreendeu muita gente ao deslocar o veloz Marcelo Cirino para o comando de ataque e ousou ao escalar uma equipe com apenas dois homens de marcação no meio. Mas, infelizmente, e de forma pragmática, mudou de ideia e voltou a ser um treinador comum, sem inspiração. Hoje, passados cinco meses do ano, o Flamengo que se vê em campo é um esboço de time de pelada, desarrumado, desequilibrado, sem afinco e sem qualquer cara de uma equipe treinada por um técnico do tamanho do Luxa, ou do que ele ainda acredita ser.

Some-se a isto a flagrante queda de rendimento individual dos atletas do elenco, muitos deles convivendo com sucessivas lesões, que até hoje não foram muito bem explicadas pelo preparador físico Antônio Mello. O elenco atual do Flamengo é bom? Não parece. Mas será que é tão ruim assim para figurar no Z4 do Brasileiro? Também não é a explicação mais razoável. Independente do motivo, fato é que o Flamengo de Luxemburgo não "deu liga". Até chegou a ter momentos empolgantes em 2014, mas não engrenou na atual temporada e nem parece que vai entrar nos trilhos daqui para frente.

Há quem questione a falta de reforços – e com razão. Apesar de sabermos que novos jogadores chegarão, este está longe de ser o único problema do Flamengo. Não seria muito mais inteligente esperar os reforços com o Flamengo na briga, no bolo da tabela? Desta forma, os novos contratados chegariam para qualificar o elenco e impulsionar o time para a ponta da tabela de classificação. Ao invés disso, quem chegar agora vai encontrar um clube em princípio de crise, longe dos líderes e com a justa desconfiança da torcida. Desta forma, fica impossível fugir da seguinte pergunta: onde está o planejamento?

O torcedor do Flamengo vem tendo muitos motivos para ter orgulho de torcer para um clube austero, consciente dos seus deveres e que acabou virando referência e modelo para outras agremiações. Até aí, tudo ótimo. O problema é: não adianta ter fama de bom pagador, mas de mau competidor. De nada adianta pagar as dívidas, sem conseguir construir um equilíbrio na parte esportiva. Flamengo é Flamengo por causa do futebol. Não adianta dizer o contrário. E ninguém aqui está pedindo para a diretoria fazer loucuras, 'sangrar' o clube e retomar antigas práticas lesivas à instituição. O Sinergia, assim como qualquer torcedor rubro-negro, quer ver seu time vencer, quer ver sua equipe ser motivo de alegria, e não de decepção a cada domingo.

Nunca na história do Flamengo uma diretoria teve tanta paciência e benevolência de sua torcida. Nunca uma diretoria rubro-negra teve tanto apoio de fora para dentro. Mas paciência tem limite! E a do torcedor está por um fio. O Flamengo teve duas pré-temporadas no ano, DUAS! Cadê o resultado em campo? Padrão tático? Só se for nos rachões. Não é aceitável que um time do tamanho do Flamengo chegue no mês de Maio, com cinco meses de temporada, sem qualquer padrão, sem qualquer jogada ensaiada, sem um time com a cara do seu treinador.

Será que é tão difícil assim contratar jogador? Por que só o Flamengo vive monitorando o mercado e leva séculos para fechar uma negociação? Será que o Departamento de Futebol é cobrado diariamente por resultados? Rodrigo Caetano não era o grande nome para Diretor de Futebol? Afinal de contas, quem vai vir a público responder a todos estes questionamentos? Não é possível que se permaneça no silêncio, e que acreditem que a torcida acatará, apática, sem qualquer tipo de protesto. Não venham com bravatas de que "está tudo dentro do planejado", de que "o Brasileiro é muito longo" e de que "a torcida terá novidades em breve". Chega! A diretoria tem muito mérito em várias áreas, mas a pasta Futebol é uma lástima, um verdadeiro fracasso. É preciso abrir os olhos para a realidade e ter humildade suficiente para enxergar que o trabalho não vem dando resultados e que algo precisa ser feito urgentemente, sob pena de amargarmos mais uma temporada, brigando apenas para não cair.

O Clube de Regatas do Flamengo não é banco. O rubro-negro é movido a vitórias, paixão e emoção. Querem apoio? Querem crescimento no Sócio-Torcedor? Querem paz para trabalhar e garantir mais três anos de mandato? Pois tratem de arregaçar as mangas e fazer o futebol “acontecer”. Estamos prontos para apoiar e ajudar no que for preciso, mas não sem a contrapartida do trabalho e da dedicação. Não há mais espaço para incompetência no Departamento de Futebol. E que não inventem de tirar o Flamengo do Rio de Janeiro. Estamos de olho e iremos cobrar, sim! Contem sempre conosco, mas nunca com a nossa leniência ou complacência.


SRN

Sem comentários:

Enviar um comentário